A Meditação Bodyspotting (MB) é uma meditação terapêutica que desenvolvi para potencializar os processos terapêuticos dos meus clientes e para que transformem crises em oportunidade de transformação. Ela foi apresentada à comunidade brasileira de Brainspotting (PhD David Grand) em 2019 porque ela tem uma etapa terapêutica fundamentada no Brainspotting, anterior à técnica de repouso ativo que criei.
Em 2020 o trabalho recebeu uma declaração de honra por parte do PhD David Grand e, em 2021, foi apresentado na Iª Conferência Internacional de Brainspotting (Denver/ EUA).
A metodologia é fundamentada no funcionamento do nosso sistema nervoso, conhecimentos neurocientíficos sobre trauma e experiência clínica no tratamento de Transtornos de Ansiedade, Pânico e TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático).
Desde 2020, tem sido implementada por psicólogas como uma prática integrativa.
Durante a meditação, fazemos associações de memórias dissociadas por meio de uma das técnicas autoaplicáveis da abordagem de trauma do PhD David Grand (Brainspotting), aplicada em sensações corporais incômodas, desagradáveis ou perturbadoras. Essa associação de memórias atualiza experiências e é o que configura o processo como um processo psicoterapêutico.
Durante a meditação, também entramos em contato com sensações prazerosas e de segurança no corpo e com o treinamento realizamos processamentos integrativos mente/corpo que promovem elucidações, novas conexões e significações para eventos causadores de mal estar físico e emocional.
Os efeitos psicoterapêuticos da MB são fundamentais para um bom aproveitamento do repouso ativo alcançado com a Técnica Tranquilizante 4Ts que desenvolvi.
O repouso ativo é um estado de consciência entre o sono e a vigília em que nos sentimos extremamente tranquilos e temos a experiência de “um olhar de fora para nós mesmos”, sem perdermos a conexão com nosso corpo físico.
Com a prática da MB, melhoramos nossa qualidade de conexão com o ambiente, nossa noção de pertencimento, conexão com “algo maior” e percepção de que, apesar dos problemas a serem enfrentados, “está tudo bem”. Essas são experiências compartilhadas por praticantes da MB.
Os pilares da Meditação Bodyspotting são os saberes da Meditação Transcendental (Maharishi Mahesh Yogi), da Sahaja Yoga (Shri Mataji) e da Psicoterapia Brainspotting (PhD David Grand). A motivação para o desenvolvimento da MB é a autonomia que ela oferece para trabalharmos nossa energia sutil, considerando que a complexidade e profundeza dos assuntos da mente e das emoções nos acompanham fora das sessões de psicoterapia.
Levando em conta as diferentes formas de dissociação psíquica, provenientes de uma cultura de estresse e inabilidade para lidar com a dor, concebi a MB para que ofereça qualidade ao processo de transcendência imanente, visto que a expansão transcendental é envolvida com os aspectos de integração de redes de memórias do Brainspotting.
Do mesmo modo, como uma via de mão dupla, isto, que pode ser entendido como o neuroprocessamentode partes dissociadas, é abrilhantado pelo efeito tranquilizante da expansão transcendental.
A MB é capaz de propiciar conexão de informações, capacidade criativa e quietude mental, melhora na capacidade de tomar decisões, qualidade de presença, aumento dos hormônios do prazer, entre outros benefícios para uma vida com baixo nível de estresse e ansiedade.
Publicações científicas no campo da saúde e medicina têm apontado efeitos benéficos das práticas meditativas que nos levam a acreditar que o investimento na conjugação das mesmas com as hipóteses neurobiológicas do Brainspotting é um caminho promissor para a saúde, tanto individual, quanto coletiva.
Você pode aprender a Meditação Bodyspottingno CURSO ONLINE OU NO CURSO PRESENCIAL que acontece em Niterói/RJ. Faça sua pré-inscrição por meio da aplicação deste questionário.
O Curso para equipes corporativas pode ser tratado pelo WhatsApp (21) 98839-2033 ou pelo e-mail: meditacaobodyspotting@gmail.com