Desmistificando a Meditação Bodyspotting

Você sabia que o nosso subconsciente é a área da nossa mente que está mais diretamente ligada aos órgãos do nosso corpo e meditando você pode acessá-lo, evitando  psicopatologias e processos de somatização? 

Quando não damos atenção a um problema que ameaça nosso bem estar, acreditando que ele vai passar ou ser esquecido, ele fica armazenado no nosso subconsciente, provocando somatizações e/ou respostas automáticas ao estresse. 

Por isso, a atenção plena em sensações desconfortáveis do corpo nos possibilita o acesso a conteúdos subconscientes. Isso é o que explica a grande quantidade de casos de pessoas que experimentam revivescências traumáticas ou respostas corporais de liberação da energia de luta/fuga do trauma, em aulas de yoga ou práticas coordenadas por coaches. 

A falta de preparo de profissionais que trabalham com o corpo e as emoções é um dos maiores causadores de retraumatizações nestes ambientes, principalmente pela evitação em falar ou se informar sobre o assunto.  

É natural que se pense que mexer com a mente,utilizando uma ferramenta de acesso a memórias traumáticas, é algo perigoso. Essa visão de perigo se deve ao pouco conhecimento sobre o trauma que as pessoas têm e a comum rememoração em momentos indesejados, quando se está praticando uma atividade corporal, com profissionais que não têm formação em manejo do subconsciente. Outro perigo, na verdade, é o uso abusivo de medicamentos e meditações de mergulho direto no relaxamento, para não sentir mal estar emocional. Com o passar do tempo as informações a respeito do problema gerador de mal estar fica mais distante da consciência, causando pesadelos, transtornos mentais, frustrações relacionais e insatisfações de vida.

Por isso, uma ferramenta de autoconhecimento, com recursos corporais que possam colaborar para o processamento de memórias subconscientes traumáticas, se faz necessária. Cada um aprendendo a lidar com seu corpo e todos entendendo o processo, pode ser o início de uma sociedade menos estruturada na doença.   

Mensagens do corpo

Uma sensação de desconforto no corpo, pode ser um sinal de que, há algum tempo, algo na sua vida não está bem e dificilmente uma área da vida não afeta as outras. Entenda, controlar sensações do corpo é evitar a conscientização da sua vida. Seja uma sensação de ansiedade, de taquicardia, ou de dor, toda sensação física tem seu componente emocional, portanto tem seu conteúdo mental que precisa ser explorado para que você libere seu corpo para uma relação plena com o mundo. 

Isso pode ser feito com um método que denominei Meditação Bodyspotting porque esse método contém uma técnica autoaplicável da terapia de trauma Brainspotting ( PhD David Grand). Associar o nome da meditação à terapia é uma forma de deixar claro o caminho a ser percorrido pelo praticante, antes dele relaxar. 

O método, de meditação terapêutica, conjuga saberes milenares da Meditação Transcendental, com descobertas de processos neurofisiológicos naturais e saudáveis, que fazemos com nossos olhos, sem perceber, “digerindo” processos da mente. Esse recurso de acesso seguro ao subconsciente deveria ser aprendido desde a infância. Por isso, tenho levado a Meditação Bodyspotting para espaços corporativos e atendido no espaço de saúde de uma academia, em Niterói. É um movimento inicial para que um dia a MB possa ser levada às crianças e possa cumprir seu papel na educação do corpo, na prevenção da saúde mental e no combate a um sistema de saúde que adoece para se enriquecer.